Por Carol Souza Lima, em 23/05/2016, 9:42 pm

Mitos Sobre Decoração – Parte 1: Chuva de Prata é baratinho

Ok. Não vou comentar o quanto de tempo estou afastada do blog, muito menos fazer promessa que voltarei a escrever aqui toda semana. Já fiz e não cumpri diversas vezes. Uma vergonha. :P


Estava eu em reunião hoje com uma das minhas noivas que se casa em Setembro, fazendo o projeto floral, quando pela 10875a vez eu e meu florista querido (Serginho, que está sempre presente nos encontros) ouvimos a “tal” afirmação ser feita:


– A Cerimônia pode ser super simples, nada demais. Aquelas flores baratinhas, tipo mosquitinho, branquinha.


E, pela 10875a vez eu e Serginho nos olhamos e rimos e explicamos a noiva como funciona essa questão, que é um MITO entre as noivas. Sim, a flor em si não é cara. Mas, por N motivos, ter uma cerimônia repleta delas, encarece (SIM!! Sorry, girls!!) a decoração.


Vamos a alguns motivos:


1) um maço de chuva de prata é barato. OK. UM pode até ser. Mas, você já viu o tamaninho daquilo? E tão pequenino, tão singelo. Não se faz nada com um único macinho. Uma cerimônia coloca ai pelo menos 100/200 maços
dependendo do que tiver que ser feito. E, infelizmente, nada multiplicado por 100 (ou 200!) fica baratinho.


Fora que estamos falando do preço da matéria prima. Não estamos falando que alguém encomendou as flores antes, fez 10 mil orações para que a flor chegasse em boas condições, etc, e que tivesse no dia a quantidade pedida. Mtooo menos, estamos considerando que existe alguém que está levando a flor até o seu evento, porque acordou às 2 da manhã para estar na CADEG às 3 e garantir o pedido, e tem pessoas envolvidas em MONTAR o arranjo, ou seja, frete e mão de obra. Mas, vamos ao segundo ponto.

2) Chuva de prata é uma florzinha MTO sensível. Então, para que numa semana de chuva como essa, ela brote e apareça linda e feliz e supimpa, ela precisa de sol e temperaturas ideais. Se não, vira uma lama.O que leva ao terceiro ponto…


3) Tendo em vista as condições climáticas, e aquela clássica e rebelde lei da Oferta e da Procura, os coitados dos floristas que encomendam chuva de prata dependem do custo dela, que pode ser x ou 4x (numa semana de chuva…. ou de MTO sol, por exemplo…) . O que nos leva ao próximo ponto:


4) Flor é comprada e vendida em grande parte num Leilão em São Paulo, em Holambra. Ou seja, quanto menos da flor tiver, mais cara ela fica. E mais descabelado fica o florista e o vendedor que atende ao florista.


Mas, vejam bem. Estamos fazendo reunião HOJE, dia 23 de MAIO, e o Serginho, coitado, se baseia no valor de hoje (ou na média dos valores da chuva), mas em SETEMBRO, tudo pode mudar.


5) Uma cerimônia INTEIRINHA de Chuva de prata significa que o florista te garantiu que ela vai ser de chuva, e seu sonho será realizado. Mas, se no dia ele chega lá, as 2 da manhã para buscar a chuva e o vendedor diz que ao invés de 10 passou para 40 reais o maço, o coitado tem que honrar a compra para realizar o SEU SONHO. E, algumas vezes, tira do bolso, mas não tira da sua cerimônia. Afinal, ele não tem para onde correr. Não tem como colocar outras flores.


6) Cuidado com as falsas CHUVAS DE PRATA. AS primas pobres estão por ai, cheias, lotando os eventos, até os mais chics. E as noivas pagando por elas, levando gato por lebre. Existe a chuva de prata e existe o “mosquitinho” que é a prima pobre. E ainda existe a Áster, que é um modelo bem mais visível de ser ver a diferença, mas ainda assim tem seu charme e pode ser usado.


Aqui na reunião gente deixa bem clara a diferença, explica direitinho tudo isso, as vantagens e desvantagens de usar cada uma, até mesmo porque tem o caule mais molengo, a cor mais esverdeada, umas murcham mais rápido do que as outras, fecham, ficam pretas, etc.. então, orientamos e quando dá para usar uma mais em conta no projeto, usamos, mas a cliente fica sabendo. :D

Vamos a alguns exemplos recentes de Chuva de Prata usadas nas minhas decorações.

Todas com chuva de prata, de verdade!

IMG_4478


IMG_0714


IMG_3794


IMG_3811


IMG_9625



IMG_2062


Essa abaixo é a “MOSQUITINHO”:

FullSizeRender



IMG_5967

Abaixo uma cerimônia com Samabaia e Aster e outra com aster e mosquitinhos, juntas :


IMG_6088


JeT-17

Espero que tenha dado para notar a diferença!


Beijocas
Carol
contato@carolinasouzalima.com
21 988101010

Leave a Reply

 

 

 

You can use these HTML tags

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>